Blog

Diretoria convida sócios para Assembleia

assembleia geral ACOG.png

Os associados estão convidados a participarem, no dia 01/12/18, à assembleia que ocorrerá no município de Piratini, na sede do sindicato rural do município.

O evento contará com discussão de pautas, avaliação do ano de 2018, projeção do ano de 2019, além de confraternização.

Com o intuito de promover o conhecimento entre os associados, a diretoria oferecerá uma palestra técnica com o médico veterinário dr. Bruno Chagas, que abordará as principais doenças parasitárias em cães, assunto muito debatido atualmente e que requer o conhecimento dos criadores.

Como reconhecimento por declarar o cão Ovelheiro patrimônio do município, a cidade de Piratini foi a escolhida do ano para sediar o evento.

Dúvidas podem ser esclarecidas com a diretoria ou através do telefone (53) 99107-1204 (Felipe).

Anúncios

Ovelheiro é patrimônio e símbolo de Encruzilhada do Sul

A ACOG tem mais uma vitória em nome da raça. Na noite de ontem (28) ENCRUZILHADA DO SUL – RS definiu a raça OVELHEIRO GAÚCHO como patrimônio e animal símbolo do município.
 
A Associação agradece as autoridades presentes e, em especial, ao Vereador Carlos Alberto que propôs o projeto e ao sócio fundador Glênio Macedo.
e7ad9e2b-321f-4264-9093-6b52c2b667c9341920e8-2e70-4c18-bfe6-1e67a8697c73a287a868-ea6a-428a-80c4-465935ba255b

Cuias e livros a venda

A Associação dos Criadores de Ovelheiro Gaúcho disponibiliza os seguintes itens para venda:

1 ACOG

Cuia de alta qualidade com logotipo da ACOG gravado. Bocal gravado a laser, queimado ou natural. Com ou sem pé. Com bocal de metal ou não. Diversos modelos disponíveis.

Valor: 30 a 35 reais (conforme modelo) + frete.

3 ACOG

Livro Relicário de um Mergulhão – Erodes Acosta.

Inclui a história de origem da raça e contém passagens que envolve a raça Ovelheiro Gaúcho em seus contos.

Valor: 30 reais + frete.

Petbook

Livro PetBook – Editora inBook.

Possui uma coleção com fotos e informações detalhadas sobre as principais raças de cães e gatos do mundo, incluindo o Ovelheiro Gaúcho.

Valor: 100 reais + frete.

 

Envios para todo o Brasil.

Para informações sobre compra, envie um e-mail para ovelheirogaucho.acog@gmail.com ou através de nossa página no Facebook (clique). Obrigado!

Convocação Assembleia

Capão do Leão, 03 de novembro de 2017.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
De acordo com o disposto no artigo 14º do Estatuto da Associação dos Criadores de Ovelheiro Gaúcho, ACOG, pelo presente Edital, convocamos a todos os associados que estejam em pleno gozo de seus direitos, para a Assembléia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 18 de novembro do corrente ano, a partir das 13:00 horas, no Parque Farroupilha, situado à Av. Perimetral s/n, Piratini/RS, para deliberar a seguinte ordem do dia:
1. Relatório da Diretoria;
2. Aprovação do balancete;
3. Programação de atividades para o ano de 2018 e estabelecimentos dos responsáveis;
5. Outros assuntos.
ÉLEN NUNES GARCIA
Presidente da ACOG
Gestão 2016/2018

Ovelheiro Gaúcho em Canguçu 29/10

A ACOG convida para a sua exposição durante a 50ª feira agropecuária de Canguçu, dia 29/10, domingo. Venha tomar um mate conosco! Será um momento de avaliações, conversas e trocas de ideias.

canguçu

Traga o seu cão para avaliação e concorra a um registro base gratuito (o cão com melhor avaliação inicial ganha o registro base gratuito).

Inscrições abertas para o evento de 16/10 a 25/10. Inscrições pelo e-mail ovelheirogaucho.acog@gmail.com ou pelo whatsapp (53) 999-765557

Resultados do I Concurso Fotográfico do Ovelheiro Gaúcho

Como parte das estratégias de divulgação da raça Ovelheiro Gaúcho, a ACOG – Associação dos Criadores de Ovelheiro Gaúcho – realizou o I Concurso Fotográfico sobre a raça Ovelheiro Gaúcho.

A participação foi intensa, havendo 22 fotos enviadas por diversos participantes, que poderiam ser fotógrafos amadores. As fotografias deveriam se enquadrar no tema “Essência Ovelheira”, escolhido pela comissão organizadora. Poderiam ser fotografados cães registrados ou avaliados pela ACOG, de forma a garantir a pureza racial retratada nas imagens.

A comissão julgadora (abaixo) foi composta por um fotógrafo profissional (que avaliou a criatividade e técnica fotográfica), um artista plástico (que avaliou a possibilidade de reprodução em arte – desenho – em camiseta) e um antropólogo (que avaliou a adequação ao tema proposto), todos familiarizados com a raça Ovelheiro Gaúcho e não participantes do concurso. Os nomes dos integrantes da comissão julgadora, bem como os autores das fotografias foram mantidos em sigilo durante todo o período de votação.

A foto ganhadora será transformada em arte (desenho) pela artista plástica e servirá como estampa para confecção de camisetas.

Comissão julgadora:

Eric Barreto – Integrante do Núcleo de Pesquisa Científica do Ovelheiro Gaúcho (NPCOG). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com ênfase em Epistemologia e Filosofia da Linguagem. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com experiência em etnografia das relações entre humanos e não-humanos, envolvendo discussões teóricas a respeito da relação natureza/cultura. Produziu, durante seu mestrado, o artigo ” ‘Por dez vacas com cria eu não troco meu cachorro’: As relações entre humanos e cães nas atividades pastoris no pampa brasileiro”, onde estudou profundamente a relação entre Homem x Ovelheiro (Confira Clicando Aqui). Atua em rádio difusão, como produtor, locutor e editor na emissora educativa Federal FM, pertencente à Universidade Federal de Pelotas, em caráter voluntário. Atualmente é Doutorando em Antropologia Social pela UFPel.

Marcel Ávila – Fotógrafo profissional de grande importância na cidade de Pelotas – RS. Realiza trabalhos para diversos meios de divulgação. Familiarizado com o Ovelheiro Gaúcho por conviver com a raça em sua propriedade rural.

Lauren de Bacco – Artista plástica de alto renome no estado do Rio Grande do Sul e Brasil, atingindo um patamar de grande reconhecimento por suas obras expressivas que retratam cavalos crioulos e cenas rurais. Já transformou uma fotografia de um exemplar de Ovelheiro em desenho, tarefa que sabidamente é de alta complexidade pela expressão facial característica da raça difícil de ser transposta em grafite e papel. Possui em sua casa exemplares de Ovelheiro Gaúcho.

A ACOG salienta que possui todos os direitos reservados sobre as imagens, conforme o edital, e que proíbe a utilização de qualquer imagem sem o prévio consentimento, ainda que com o devido crédito.

Resultados:

1º Lugar: Mauro Cunha – Piratini

Premiação: Uma camiseta da ACOG com a imagem do seu cão e uma cuia gravada com o logotipo da ACOG.

21
ACOG – Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.

2º Lugar: Felipe Cunha – Piratini

Premiação: Uma camiseta da ACOG.

16
ACOG – Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.

A ACOG agradece a comissão julgadora pela gentileza e aos fotógrafos participantes.

Confira abaixo as demais fotografias inscritas no concurso:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

24ª Exposiçao Morfológica e Grande Campeonato da ACOG é realizado em Encruzilhada do Sul – RS neste dia 14/10/17

Neste sábado (14/10) a Associação dos Criadores de Ovelheiro Gaúcho realizou a 24ª exposição morfológica e grande campeonato da raça para o ano de 2017. Encruzilhada do Sul, como sempre, proporcionou grande contato com o público, onde foram sanadas as dúvidas relativas a raça e criação.

22365397_814311562063624_5342710319167872136_n

O julgamento ficou a critério do sr. Marcelo Mota, de Caxias do Sul. Marcelo é produtor rural e criador da raça Ovelheiro Gaúcho, além de ser vice-presidente da ACOG. Conhecedor da criação de equinos crioulos e de outras raças caninas de pastoreio, possui qualificada experiência para a função de jurado.

Confira os resultados abaixo:

24ª Exposição Morfológica da raça Ovelheiro Gaúcho:

Menção Honrosa Filhote Fêmea – Serrana (Fiança da Reculuta) – Canil Marco da Ronda de Glenio Macedo De Almeida e Margarida Dame de Almeida, Encruzilhada do Sul -RS.

Campeão Adulto Macho – Marco da Ronda Índio – Canil Marco da Ronda de Glenio Macedo De Almeida e Margarida Dame de Almeida, Encruzilhada do Sul-RS

FINAL DO GRANDE CAMPEONATO ANUAL DA RAÇA OVELHEIRO GAÚCHO:

Grande Campeã da Raça Ovelheiro Gaúcho – Pitu do Capão do Tarumã – Canil Capão do Tarumã, de Vagner Grandini, Encruzilhada do Sul-RS.

Reservada Grande Campeã – Tubiana do Capão do Tarumã, de Canil Reculuta, de Eduardo Ely Silva e Élen Nunes Garcia, Capão do Leão-RS.

Grande Campeão da Raça Ovelheiro Gaúcho – Achado da Reculuta – Canil Reculuta, de Eduardo Ely Silva e Élen Nunes Garcia, Capão do Leão-RS.

Reservado Grande Campão – Timbó do Recanto Costeiro, de Canil Recanto Costeiro, de Lisiane Guizoni, Gravataí-RS.

encruzilhada 1encruzilhada 2encruzilhada 3encruzilhada 4

ACOG participa da Expofeira de Pelotas

No dia 12/10/17 a Associação dos Criadores de Ovelheiro Gaúcho realizou exposição de cães Ovelheiros durante a Expofeira de Pelotas, realizada na Associação Rural do município.

22365740_814311448730302_3466093599544754879_n22519229_814311522063628_1906491766160751837_n

Na ocasião foram avaliados diversos cães pelos técnicos e estagiários da ACOG, e a discussão acerca do padrão morfológico apresentado foi realizada de modo público, colaborando para o entendimento de todos.

O julgamento morfológico ficou a cargo do Médico Veterinário e criador da raça Felipe Rosa Cunha, que aproveitou o momento para explicar para o público presente os motivos das premiações, e dos auxiliares de pista Ana Clara Cabral e Nickolas Teixeira Gomes.

22365397_814311562063624_5342710319167872136_n

Confira os resultados abaixo:

MENÇÃO HONROSA DE CAMPEÃ FILHOTE FÊMEA – FIANÇA (SERRANA) DA RECULUTA – PROPRIEDADE Glenio Macedo De Almeida E Margarida Dame de Almeida, CANIL MARCO DA RONDA, ENCRUZILHADA DO SUL.

MENÇÃO HONROSA DE CAMPEÃ JOVEM MACHO – CAPITÃO, PROPRIEDADE DE MATHEUS MEIRELES, DE PELOTAS.

MENÇÃO HONROSA DE CAMPEÃ JOVEM FÊMEA – RUANA DO KRAUSE – PROPRIEDADE DE Ethel Silvane Tessmann, PELOTAS,

CAMPEÃO ADULTO MACHO – ACHADO DA RECULUTA, PROPRIEDADE DE Eduardo Ely Silva e Élen Nunes Garcia, CANIL RECULUTA, CAPÃO DO LEÃO.

 

 

I concurso fotográfico do Ovelheiro Gaúcho

postdivulgaçãoconcurso

A Associação dos Criadores de Ovelheiro acaba de lançar o “I Concurso Fotográfico do Ovelheiro Gaúcho”, que tem por objetivo escolher uma fotografia que será transformada em arte para confecção de camisetas. Confira o regulamento e as premiações abaixo! Não deixe de participar. As inscrições são gratuitas.

Regulamento do I Concurso fotográfico do Ovelheiro Gaúcho

1 – Objetivo: divulgar e incentivar o registro e a avaliação de cães da raça Ovelheiro Gaúcho pela ACOG, através da escolha de uma foto que será usada para fazer um desenho artístico que será estampado em uma camiseta;

2 – Participação: podem ser fotografados cães registrados ou avaliados pela ACOG. As fotos podem ser realizadas por qualquer pessoa, devendo ser enviada pelo próprio autor. É vedada a participação de fotógrafos profissionais no concurso. O participante deve ter em mente que as fotografias devem possuir características que a permitam ser transformadas em desenho (enquadramento, posição do(s) cão(es), composição da cena, entre outros);

3 – Das fotos: as fotografias devem ter sido realizadas a partir da data de fundação da ACOG (fevereiro de 2013) e feitas com qualquer equipamento. Cada participante poderá enviar até três fotos.

4 – Tema proposto: as fotografias deverão enquadrar-se no tema “essência ovelheira”;

5 – Do julgamento e comissão julgadora:

5.1 As fotos serão avaliadas por um fotógrafo profissional, um artista plástico e um antropólogo, todos familiarizados com a raça ovelheiro gaúcho e não participantes do concurso;

5.2 Será avaliado – pelo antropólogo: a adequação ao tema proposto; pelo fotógrafo profissional: criatividade e técnica fotográfica; pelo artista plástico: possibilidade de reprodução em arte (desenho) em camiseta;

5.3. Os nomes dos integrantes da comissão julgadora serão mantidos em sigilo absoluto, até o final do processo de seleção do concurso;

5.4. Os nomes dos inscritos, nome dos cães, informações de equipamento, data e localidade da fotografia não serão disponibilizados à comissão julgadora, que receberá as fotos tituladas com a numeração em ordem de inscrição;

5.5. A comissão julgadora tem total autonomia e liberdade de escolha, não cabendo nenhum recurso ou impugnação contra as decisões referentes às fotos selecionadas, sendo suas decisões irreversíveis, soberanas e irrecorríveis.

5.6. As fotos serão pontuadas com notas de 0 – 10, conforme os critérios avaliados por cada um dos três avaliadores, sendo o peso do voto igual para cada avaliador. A pontuação final de cada fotografia será a soma das três notas.

5.7. Em caso de empate, o voto de minerva será realizado pelo artista plástico;

6 – Das incrições: as fotos devem ser enviadas até 31/08/17 para o e-mail da ACOG (ovelheirogaucho.acog@gmail.com) e deverão constar o nome, identidade, CPF e e-mail do participante, o nome e a idade do(s) cão(es) retratado(s), a data e local da foto.

7 – dos resultados e premiações:

7.1 Na data de 15/09/07 os resultados serão publicados no site oficial (https://acogovelheiro.wordpress.com) e compartilhados em todas as redes sociais oficiais (fanpage no facebook, instagram e grupo no facebook). Após o término do concurso e publicação dos resultados todas as fotos participantes também serão publicadas nos mesmos locais;

7.2 – O primeiro colocado receberá uma camiseta da ACOG com a imagem do seu cão e uma cuia gravada com o logotipo da ACOG. O segundo colocado ganhará uma camiseta da ACOG.

8 – Das disposições gerais:

8.1 A ACOG não será responsabilizada por quaisquer ônus ou gastos que tiverem os participantes do concurso e nem prestará nenhum reembolso monetário ou material aos participantes do concurso;

8.2 Todas as obras inscritas e as premiadas serão incorporadas ao acervo da ACOG, e poderão ser utilizadas pelo mesma sem qualquer remuneração dos autores, sendo assegurado o crédito a essas imagens;

8.3 As fotos não serão devolvidas. Ao participar, os autores das fotos aceitam e autorizam a divulgação de seus nomes e fotos, bem como a utilização das fotos, gratuitamente, e por prazo indeterminado, para fins de publicações, materiais didáticos, eventos institucionais, ilustração de site ou qualquer outra forma de divulgação ou que acarrete benefício monetário a ACOG;

8.4 Os participantes serão os únicos responsáveis pelas informações que fornecerem no âmbito deste concurso, pelas declarações que prestarem, pela utilização indevida de direitos autorais e conexos dos trabalhos enviados, quando utilizarem direitos de terceiros de forma não autorizada, respondendo integralmente por eventuais danos causados aos terceiros envolvidos;

8.5 Quaisquer dúvidas sobre o concurso ou sobre o presente regulamento devem ser encaminhadas ao e-mail: ovelheirogaucho.acog@gmail.com;

8.6 O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento poderá causar a desqualificação da(s) fotografia(s) inscrita(s), e, consequentemente, do respectivo participante.

Organização:

Eduardo José Ely e Silva – Superintendente de registro genealógico

Felipe Rosa Cunha – Diretor de marketing

FICHA DE INSCRIÇÃO POR FOTOGRAFIA INSCRITA

Nome:

RG:

CPF:

E-mail:

Nome e idade do cão:

Data e local da foto:

Declaro ser o detentor dos direitos autorais do trabalho inscrito por mim e que tomei conhecimento do Regulamento do 1º Concurso Fotográfico da ACOG, aceitando assim suas condições.

Local e data:

Assinatura:

Baixe aqui o Regulamento concurso fotográfico ACOG.docx

Informações sobre inscrições e participação na Expointer 2017

Expointer 2017 chamada

Estaremos na EXPOINTER em 2017 novamente!
5a. Exposição Morfológica e Mostra de Cães da Raça Ovelheiro Gaúcho.
Dia, hora e local: 02/09/2017, 13:30h, pista 2 (entrada dos animais às 08:00h e julgamento morfológico às 13:30h)
Para quem deseja participar: Inscrições até 29/07/17 pelo e-mail ovelheirogaucho.acog@gmail.com contendo os dados: Nome, data de nascimento, sexo, número de registro e instituição de registro do cão, nome das pessoas acompanhantes com número de CPF ou RG e placa do veículo.
Para quem deseja registrar seus cães (mediante avaliação): Durante o evento (parte da manhã) se fará registro base mediante INSCRIÇÃO PRÉVIA (até dia 29/07) com credencial para entrada e estacionamento gratuito.
Entidade promotora: Associação dos Criadores de Ovelheiro Gaúcho – ACOG
Para maiores informações, tratar com Élen Garcia (53 99975-9540).